Curiosidades da Informática
10:31:00Koisarada
A palavra informática surgiu da junção das palavras informação e automática, perfazendo um conceito de informação automatizada, programada. Computador – do latim computare – significa computar. Portanto, está associado à idéia de calcular, realizar um trabalho de cálculos.
Vida de Inseto. Em 1943, durante o desenvolvimento do computador Mark II um relê dentro do computador falhou e os pesquisadores demoraram um mês para descobrir um inseto morto, uma mariposa, dentro de seus contatos. Hoje, o termo bug (inseto em inglês) é utilizado para designar pequenas falhas em softwares, que vão de pequenas perturbações até prejuízos graves.
02 - A HISTÓRIA DO MOUSE
O mouse é, COM CERTEZA a peça de hardware do PC que mais utilizamos. Seu inventor, Douglas Engelbart, apresentou-o pela primeira vez em 1968 como "XY Position Indicator For A Display System". Era uma caixinha de madeira e tinha apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido a falta de necessidade de tal dispositivo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela. A partir da primeira metade da década de 80, mais precisamente em 1983 a Apple passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Lisa. De de lá pra cá o nosso velho e querido mouse, tornou-se parte integrante dos atuais PCs.
O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um mouse. Pode-se dizer que a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do mouse estava assegurado.Na época Douglas Engelbart vendeu a patente do "X-Y Position Indicator" (mouse) por US$ 10.000. Nestes trinta e quatro anos centenas de milhões de computadores e certamente um número igual ou maior de mouses foram vendidos. Se Engelbart tivesse ficado com a patente, teria ficado muito rico.
Em 10 de abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prêmio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prêmios do mundo para inventores.
Em trinta e poucos anos, a evolução do mouse não foi grande. Na verdade isto é um atestado de genialidade a Douglas Engelbart.
ORDEM CRONOLÓGICA DAS MUDANÇAS:
Ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movimentos.
Inventa-se o Trackball, um mouse de "cabeça pra baixo".
Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais a vontade do que com o mouse.
1. Mouse sem fio. A opção de não ter mais um fio entre o mouse e o micro. O mouse sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.
2. Ergonomia. Tanto os mouses como os trackballs passam a ter desenhos mais ergométricos, se adaptando mais aos usuários
3. Mouse com Scroll. Botão usado para rolar a tela.
4. Mouse óptico. A esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico, emite um feixe que "lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que é detectado o movimento. A Microsoft inventou o mouse óptico. A tecnologia intellieye, que permite que este mouse funcione, pesquisa a superfície da sua secretária cerca de 1500 vezes por segundo. Graças a ela, não existem partes em movimento sujeitas ao pó e à sujeira, isto significa que não é necessária mais limpeza!
03 - O QUE É O ARROBA DOS E-MAIL’S?
O @ (arroba) dos e-mail é um dos símbolos localizados na tecla nº 2 do teclado.
O significado em português assumiu o "arroba" por uma confusão de conceitos ocorrida há muito tempo.
Uma "arroba" é uma antiga medida de peso que equivale a aproximadamente 15kg.
"At" em inglês significa "em a"/"em o", ou "na"/"no".
Assim os endereços eletrônicos significam, por exemplo:
FulanodeTal@oicara.com - utilizador fulanodetal no domínio oicara.com
Beltrano2@globando.com.br - utilizador beltrano2 no domínio globando.com.br
04 - TECLAS
04 - TECLAS
DE ATALHO PARA O WORD
Alt + Ctrl + Y Vai para início da página seguinte
Ctrl + = aplica subscrito
Ctrl + Shift + = Aplica sobrescrito
Ctrl + 1, 2 ou 5 Define espaçamento entre linhas simples, duplo ou de 1,5 linha
Ctrl + D Abre caixa de formatação de fonte
Ctrl + End Vai para fim do documento
Ctrl + I, N ou S Aplica efeito itálico, negrito ou sublinhado em termos selecionados
Ctrl + T Seleciona todo o texto
Ctrl + U Localiza e substitui palavras ou expressões
Ctrl + Del ou backspace Apaga palavra seguinte ou anterior ao que o cursor está posicionado
Ctrl + Shift + C Copia a formatação de fontes
Ctrl + Shift + V Cola a formatação de fontes
Ctrl + K Inserir Hiperlink
F7 Verifica ortografia e gramática
F12 Salvar como
Shift + F3 Aplica letras maiúsculas em todo o texto selecionado
Shift + F7 Abre dicionário de sinônimos
Ctrl + Home vai para o início do "mesmo" documento
0 comentários